O mercado Mundial de revestimentos cerâmicos

 O mercado internacional de revestimentos cerâmicos continua absorvendo os reflexos da conjuntura econômica mundial, ainda não estabilizada após a crise de 2008.

Porém, a consistência mantida pelas economias emergentes, notadamente no setor da construção civil, e os sinais de gradual recuperação do mercado americano, apontam para um cenário mais otimista em 2014.

Fato a destacar é a inclusão de novos países, tanto produtores como consumidores de revestimentos cerâmicos, integrando o grupo dos principais players do segmento, tendência que vem ocorrendo nos últimos anos.

Aspecto igualmente importante é o contínuo desenvolvimento tecnológico da indústria cerâmica mundial, a disseminação do uso de cerâmica em diferentes aplicações e ambientes e a crescente incorporação de conceitos de sustentabilidade no setor.

fonte: anfacer.org.br

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e COngêneres) foi fundada em 1984 com o propósito de representar nacional e internacionalmente a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. Representa um setor composto por 94 empresas, que operam 117 plantas industriais, em 18 estados.


Principais consumidores mundiais: China, Brasil, Índia, Irão, Vietnam.

consumo mundial 1


Maiores exportadores mundiais: China, España, Itália, Turquía, Brasil.

exportaciones mundial 1


Principais produtores mundiais: China, Brasil, Índia, Irão, Itália.

produccion mundial 1

fonte: anfacer.org.br